Feliz Cumpleaños, “Polvo” Uribe

2 meses ago
73

Matheus Uribe chegou ao FC Porto no verão de 2019. Na altura, já com 28 anos e sem experiência futebolística europeia, os Dragões desembolsaram quase 10 milhões de euros por um atleta que, no olhar dos mais céticos, tinha pouco custo/beneficio para o clube. Inicialmente, escolheu o número 16 para envergar de azul e branco, vaga essa deixada pelo pesado legado de Hector Herrera. Porém, apesar de hoje a 8 assentar como uma luva, a 25 do “Polvo” Fernando seria a que melhor podia espelhar as qualidades do colombiano.

Hoje em dia, a reputação e preponderância que o médio portista detêm assemelha-se ao que Fernando alcançou na sua última época nos dragões. Uma verdadeira âncora nos funcionamentos ofensivos e defensivos de Sérgio Conceição. Robusto a médio defensivo, consistente a médio centro, inteligente no lançamento do ataque e objetivo nas tarefas que possui. A capacidade monstruosa na antecipação e no fecho de espaços vazios são claras qualidades que nos fascinavam em Fernando e que hoje Uribe realiza na perfeição. Este trabalho, quase “invisível”, que proporciona o destaque dos seus colegas mais à frente no terreno é tanto mais eficiente quando menor for a necessidade de ter de o elogiar. O mérito exibicional na função, aliado ao posicionamento individual que possibilita o brilho dos seus compatriotas são a principal causa para ofuscar o seu talento.

O epicentro de todo o desenvolvimento do futebol portista, seja ele defensivo ou ofensivo, demarca-se na âncora colombiana. O raio de ação que possui em todas as suas características é a melhor arma que coloca à disposição do coletivo. Enquanto essa arma não for o maior destaque, é sinal do seu trabalho não estar a ser desperdiçado.

SIGA-NOS

Nas redes sociais

Notícias relacionadas

em destaque

Marche quer jogar mais, mas garante querer «o melhor para o clube»

Titular durante toda a competição, Marchesín consagrou-se também como vencedor da Dobradinha e estava naturalmente feliz no final do encontro. No entanto, o guarda-redes argentino...

2

Mbemba: «Seja qual for o meu futuro serei sempre portista»

3

Jornalista francês afirma: Diretor do PSG reuniu-se com Conceição

4

Namaso aborda o futuro: «Vamos ver o que acontece»